Novas tecnologias no combate à grande vilã das mulheres

O surgimento de manchas amarronzadas, principalmente na face em regiões como a testa e as bochechas, é a principal característica do Melasma, doença crônica da pele provocada por

fatores genéticos, hormonais e ambientais. Apesar de ser mais frequente em mulheres de idade fértil e pacientes de pele morena, o Melasma também podem surgir em homens ou indivíduos de pele clara.

As causas e o tratamento

Além dos fatores genéticos e de alterações hormonais, a falta de cuidados diários com a pele e, especificamente, a exposição solar sem proteção é uma das causas do aparecimento do Melasma.

A condição ainda não tem cura, mas tem controle. Os principais tratamentos para combater as manchinhas do Melasma são:

• Peelings químicos com agentes clareadores;
• Uso tópico de ativos e loções uniformizadoras da pele, como a Vitamina C;
• Tecnologias a laser YAG Q-Switched, como o Spectra, que agem seletivamente e de forma segura contra os pigmentos do Melasma.

É importante ressaltar que, mesmo realizando todos esses procedimentos, é fundamental e imprescindível, para que a doença se mantenha em controle, realizar a adequada proteção contra os raios ultravioleta e contra o calor excessivo, com a mudança de hábitos e o uso diário de filtro solar químico e físico.

E na gravidez, é possível prevenir o problema?

O Melasma é uma das grandes preocupações das mulheres grávidas. Estima-se que a condição afete até 70% das gestantes devido à ação dos hormônios estrógeno e progesterona, que propiciam a hiperpigmentação cutânea. Por isso, é importante redobrar os cuidados com as manchas durante este período.

Apesar de não ser possível garantir a prevenção do Melasma, é importante que a mulher grávida adote hábitos como o uso do filtro químico e físico (com cor) de alto FPS. Além disso, é válido apostar em acessórios como chapéus, óculos, roupas e sombrinhas e evitar os horários de maior incidência do sol.

LUMINA Dermatologia & Laser

últimas notícias

ficou alguma dúvida? entre em contato!

Preencha corretamente todos os seus dados e aguarde a confirmacão da sua consulta.

Novidades e promoções no seu email? Basta se cadastrar!