Estrias brancas: como tratar essas marcas na pele?

O surgimento das estrias na pele estão entre as queixas mais comuns de homens e mulheres que procuram um dermatologista.

Porque as estrias surgem?

Você sabe o real motivo pelo qual as estrias aparecem no seu corpo? Essas marcas são, na verdade, cicatrizes da pele que se formam devido ao rompimento das fibras elásticas no tecido cutâneo. Além da tendência genética ao problema, o estiramento abrupto ou excessivo da pele em situações como uma gestação, durante a fase de crescimento ou devido à um ganho de peso considerável são causas comuns das estrias.

Tipos de Estrias

Existem dois tipos de estrias: as recentes, caracterizadas pela cor avermelhada ou arroxeada; e as antigas, com coloração esbranquiçada.

As cicatrizes recentes são as mais fáceis de tratar por que ainda há a maior oxigenação e circulação de sangue no tecido. Por outro lado, as estrias brancas, que já sofreram uma atrofia local, são mais difíceis de disfarçar.

É possível evitar a formação das estrias?

A única maneira de evitar o surgimento dessas cicatrizes é hidratando bem a pele. Especialmente para os pacientes que tenham tendência ao problema ou que estejam passando por fases de risco, como uma gravidez, é fundamental a ingestão de bastante água diariamente, evitar o ganho de peso e o efeito sanfona, além de investir em bons hidratantes corporais, que devolvem a elasticidade ao tecido cutâneo.

Como tratar as marcas?

É muito importante ressaltar que nenhum procedimento é capaz de remover por completo essas marcas. No entanto é possível atenuar e melhorar muito o aspecto estético da pele por meio de diversas opções de tratamentos, como a aplicação de lasers específicos.

O laser, em especial os lasers fracionados ablativos (como o #laserdeCO2) e não-ablativos (como Fraxel), promovem o fechamento dos pequenos vasos sanguíneos nas estrias avermelhadas, uniformizando o tom da pele. Além disso, a luz emitida estimula de forma intensa a produção de novo colágeno ao redor das lesões, diminuindo o tamanhos das estrias.

LUMINA Dermatologia & Laser

últimas notícias

ficou alguma dúvida? entre em contato!

Preencha corretamente todos os seus dados e aguarde a confirmacão da sua consulta.

Novidades e promoções no seu email? Basta se cadastrar!