Acne – Os melhores tratamentos para ajudar no combate às espinhas

Só quem tem a pele oleosa sabe como é difícil lidar como o brilho excessivo e o surgimento de cravos e espinhas no rosto. Esse sintomas, tão comuns na pele dos adolescentes, também podem atingir pacientes na fase adulta, principalmente as mulheres. Estudos apontam que a acne afeta 40% da população feminina com mais de 25 anos.

 

A causa mais recorrente dessa queixa em mulheres adultas é a alteração hormonal, mas outros fatores também podem causar ou agravar a acne, e esses motivos não exclusivamente delas: tendência hereditária aos poros entupidos, aumento da produção de sebo, estresse, atividade de bactérias, dieta rica em carboidratos e uso de cosméticos inadequados ao tipo de pele.

 

Como prevenir

 

1 ) O primeiro passo para prevenir os cravos e espinhas é lavar a pele suavemente todos os dias, e o mais importante: sem exageros ou muita força para não causar o efeito rebote – estimular a produção de mais sebo, deixando a pele ainda mais oleosa.

 

2) O segundo passo é escolher – com a ajuda de um dermatologista – um filtro solar com toque seco para proteger sua pele, evitar obstruções e essas inflamações. E nada de usar filtro solar do corpo! Na face, esses produtos precisam ter fórmula mais suave para que consigam ser absorvidas mais facilmente pela pele.

 

3 ) Acredite: manter a pele bem hidratada é o terceiro passo para evitar oleosidade excessiva. Pele com oleosidade não significa pele hidratada! A dica é apostar nos produtos em gel ou oil free.

 

Como tratar

 

Além de medicamentos tópicos e orais, há outras opções de tratamentos que diminuem o edema e a vermelhidão, além de terem efeito anti-inflamatório, inibindo o crescimento das bactérias causadoras da acne, veja:  

Spectra

O Laser Spectra é excelente para melhorar a acne. Durante as sessões ocorre o aquecimento da derme onde as glândulas sebáceas se alojam. Isso reduz a sua atividade, o que é ótimo para a pele acneica, pois essas glândulas em excesso contribuem para o aparecimento da acne. Por aquecer a pele e formar novo colágeno, o Spectra também evita o surgimento de cicatrizes e manchas. E como há redução da vascularização local, diminui-se o edema e vermelhidão, e ele ainda também tem efeito anti-inflamatório.

 

Profac

O Laser Profrac é uma boa opção para atenuar marcas de acne, pois ele age em todas as camadas da pele. Na derme, camada mais profunda, estimula a produção de colágeno e na epiderme, camada superficial, propicia a uniformização do relevo e melhora da textura e da cor da pele.

 

Luz Intensa Pulsada (LIP)

 

A Luz Intensa Pulsada também elimina a acne quando são utilizadas as luzes verde ou vermelha do equipamento. Funciona assim: enquanto a luz verde elimina a bactéria que está relacionada à acne (propionibacterium acnes), a luz vermelha combate a inflamação, que é importante para destruição completa desta bactéria.

 

C02 Fracionado

 

O Laser CO2 fracionado é um método ablativo, ou seja, provoca uma queimadura na pele que, ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e promove a renovação da pele, resultando na diminuição de manchas e cicatrizes da acne. O Laser CO2 fracionado oferece maior integridade à pele, deixando íntegras as áreas da pele excluídas do tratamento, o que favorece o processo de cicatrização.

 

Acne x Alimentação

 

Já diz o velho ditado: “você é o que você come”. E sua pele é o reflexo disso. Dietas ricas em carboidratos e lácteos, que são fontes de açúcar, quando consumidas em excesso, podem levar a um processo chamado glicação, impedindo que as proteínas atuem em suas devidas funções, como a regeneração da pele, podendo causar ou piorar a acne.

 

Além disso, esses dois grupos de alimentos estimulam a liberação de insulina, hormônio que, em alta concentração no corpo, também interfere no metabolismo, favorecendo aparecimento de cravos e espinhas.

 

Com uma dieta equilibrada, com baixo consumo de carboidratos, você conseguirá melhoras significativas em relação à textura cutânea e à oleosidade excessiva. Mas é fundamental manter os cuidados básicos de skincare e os tratamentos dermatológicos em consultório.

Se você sofre com acne e espinhas, procure um dermatologista.

 

LUMINA Dermatologia & Laser

últimas notícias

ficou alguma dúvida? entre em contato!

Preencha corretamente todos os seus dados e aguarde a confirmacão da sua consulta.

Novidades e promoções no seu email? Basta se cadastrar!